quinta-feira, 28 de maio de 2020

Pat & Mick: House music ajudando a reabilitar o prestígio da disco music

A House Music, que domina as pistas de dança nos últimos 30 anos, é uma descendente direta da disco music. Foi criada em 1980 pelo DJ Frankie Knuckles na discoteca Warehouse Club de Chicago (a Warehouse club deu o nome House ao gênero musical), quando este DJ passou a incorporar batidas eletrônicas aos sucessos analógicos da disco music.

 DJ Frankie Knuckles na Warehouse Club de Chicago - Década de 1980 

A Disco music estava em baixa nesta época, vítima de sua própria super exposição nos últimos três anos. O ápice da rejeição aconteceu em 1979, quando um DJ de rock de uma rádio, que gritava "disco sucks", levou centenas de discos de disco music e os dinamitou em um estádio de futebol, para o delírio do público que foi ver esse show bizarro. O evento chamado Disco demolition night ocorreu no Comiskey Park em Chicago e suas imagens podem ser vistas por este link:
 https://www.youtube.com/watch?v=I1CP1751wJA

Neste contexto o grupo Odyssey lançou seu último grande sucesso, a canção Use it up, wear it out, que tocou bastante no Brasil na segunda metade de 1980. Você pode ver o grupo interpretando esta canção em uma apresentação no programa Top pop holandês por este link: https://www.youtube.com/watch?v=lj_BzlYdBoU

No restante da década de 1980 a música dançante, que se transformara em eletrônica com seus beats feitos por máquina, se dispersou em vários gêneros, após o colapso da disco: disco-funk (1979-1983), italo-disco (1983-1988), synth pop (1980-1989), funk oitentista (1980-1989), R&B oitentista (1982-1989), rap oitentista (1980-1989), rock dançante (1980-1989) e a house music, que começou a ganhar força a partir de 1986 e em 1989 superou todos os demais gêneros, para se tornar o mais importante deles.

A house music como descendente direta da disco music reabilitou a importância deste gênero setentista, regravando vários de seus sucessos e utilizando, a sua maneira, a estética disco, tanto sonora quanto visualmente. Um exemplo disso é o da dupla inglesa Pat & Mick (produzida pelos primeiros grandes produtores da house music, os ingleses Stock, Aitken e Waterman). Pela gravadora do trio, a PWL International, o duo Pat & Mick lançou uma série de regravações de sucessos da disco music em versão house, como Let's all chant, I haven't stopped dancing yet e, seu maior sucesso, Use it up, wear it out, grande sucesso em 1990.

A capa do single Use it up, wear it out da dupla Pat & Mick, lançado pela PWL International inglesa em 1990. No Brasil a canção foi lançada no álbum da dupla e em coletâneas da gravadora Stiletto.

No Brasil estas canções da dupla Pat & Mick, e o álbum que as reúne, foram lançadas pela gravadora Stiletto, que na época licenciava a PWL International.

Neste link você pode ver o videoclipe da versão de Pat & Mick para Use it up, wear it out: https://www.youtube.com/watch?v=V18hFV_amVQ

Sem comentários:

Enviar um comentário