O grande Mister Sam foi contratado como produtor da Copacabana em meados de 1976, para a produção de coletâneas e de artistas. Em relação aos artistas foi muito bem sucedido pela sua criação, a Gretchen, e vários outros projetos menores como Melindrosas, Nahim, Os Três Patinhos, entre outros.
Na área das coletâneas, no período em que esteve a frente das produções (o que durou até 1983), a gravadora passou a licenciar diversas gravadoras estrangeiras, entre elas a Prelude Records, que no início da década de 1980 investia em disco-funks muito bons, como You're the one for me do grupo D-Train, que fez bastante sucesso no Brasil em 1982. Curiosamente na Inglaterra fez sucesso duas vezes, em 1982 e em 1985, sendo que em 1985 fez mais sucesso do que em 1982 (em 1985 atingiu a 15ª posição da parada inglesa, em 1982 atingiu a 30ª posição). Fico curioso em saber a razão.
No link abaixo você pode ver o grupo D-Train, formado por James "D-Train" Nelson Williams & Hubert Eaves III, interpretando You're the one for me.
https://www.youtube.com/watch?v=v6Xqmj5c3hk
Enquanto licenciava a Prelude Records, a Copacabana lançava as coletâneas do Mister Sam, que tinham como ponto fortes os disco-funks da Prelude, de artistas como Bobby Thurston, Gayle Adams, Unlimited Touch, Sharon Redd, Empress, Vicki Sue Robinson (numa breve fase na Prelude), France Joli, The Strikers, Hi Gloss, entre outros.
Com a crise da indústria fonográfica no início dos anos 80, a Copacabana acabou pedindo concordata em 1983 e saiu do ramo da música pop internacional, concentrando-se na música popular do Brasil. no sertanejo, brega e forró.
No Brasil a Prelude migrou para a Ariola, na qual foi representada de 1982 a 1983, e logo depois para a Fermata, a partir de 1984.
Sem comentários:
Enviar um comentário